INESC TEC participa no 1º Fórum Energia dedicado à transição energética
O INESC TEC foi convidado a participar no 1º Fórum Energia, que se realizou nos dias 16 e 17 de julho, em Lisboa, e que foi dedicado às implicações da transição energética, os desafios e as oportunidades. Esta iniciativa tinha como objetivo debater os principais desafios e oportunidades, em termos políticos e empresariais, para o setor energético, ao mesmo tempo que pretende tornar-se numa referência para todos os agentes que atuam nesta área. Luís Seca, administrador executivo do INESC TEC, João Peças Lopes, diretor associado da instituição, e Ricardo Bessa, coordenador adjunto do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, participaram neste debate.
Os temas da primeira edição deste fórum foram escolhidos com o objetivo de discutir os passos que se preveem na evolução do setor da energia em Portugal e, por isso, focaram-se em seis grandes tópicos: 1) Orientações estratégicas do MATE: curto prazo & transição energética; 2) sustentabilidade e democratização da energia, 3) desafios hoje; 4) redes e interligações; 5) mercado e 6) futuro inevitável.
A abertura da sessão foi feita por João Belo, diretor geral do Grupo About Media, responsável pela organização da sessão, Fernando Santana, diretor do jornal Água e Ambiente, e João Galamba, secretário de estado da energia.
Luís Seca moderou uma das discussões que teve lugar na tarde do primeiro dia do “Fórum Energia” e cujo objetivo era discutir o grau de preparação do setor para a concretização da transição energética e quais as condições imprescindíveis para enfrentar as previsíveis exigências deste novo paradigma. Subordinado ao tema “Sustentabilidade e democratização da energia – a antevisão do setor”, o administrador executivo do INESC TEC moderou um painel composto por seis convidados de algumas das instituições mais relevantes do setor: Pedro Amaral Jorge (presidente da direção da APREN), Jorge Mendonça e Costa (diretor executivo da APIGCEE), António Castro (diretor geral da direção de sustentabilidade da EDP), Pedro Almeida Fernandes (administrador executivo da Endesa), Carlos Costa Pina (administrador executivo da GALP) e João Faria Conceição (COO da REN).
João Peças Lopes foi orador no 2º dia desta iniciativa. A apresentação feita pelo diretor associado do INESC TEC foi relativa ao tema “Redes e Interligações – concessões de baixa tensão” e tinha como objetivo mostrar os desafios e as oportunidades no que diz respeito à atribuição das concessões das redes de BT.
Foi também no dia 17 de julho, no painel “Futuro Inevitável”, que Ricardo Bessa fez uma apresentação sobre “Inteligência Artificial & Energia”, identificando as vantagens da tecnologia para o setor energético e apresentando casos de uso desenvolvidos pelo INESC TEC para mercados de eletricidade, redes de distribuição e eficiência energética.
Foram mais de 40 oradores, entre membros do governo, empresas, instituições de investigação e universidades, que pisaram o palco do evento, numa iniciativa que juntou assim os maiores players do setor energético português.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.
Créditos foto: Ambiente online