Offside
Lado B

Prontos para levantar voo?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SARKKIS, pela voz de Pedro Malaca.

Fora de Série

"Citando um artigo que li há pouco tempo: "As pessoas boas não trabalham apenas por salário. Elas querem contribuir para o sucesso.", Ana Rebelo (CTM)

Pensar Sério

"Lá por comprarem carne num talho não significa que esta não tenha aminas biogénicas. E lembrem-se… carne picada só na hora!", Luís Coelho (CAP)

Galeria do Insólito

Numa instituição de I&D ligada às tecnologias (...) já é raro alguém infetar o seu computador ao abrir um link que não devia, mas este e-mail de que vamos falar, quase nos enganou.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de junho entraram 14 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

 
 

CPqD passa a integrar rede de parceiros do INESC P&D Brasil

No dia 1 de julho, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, com atuação principalmente nas áreas de telecomunicações e tecnologias de informação, passou a integrar a Rede INESC P&D Brasil. A assinatura do acordo teve lugar durante uma visita ao CPqD por parte de diretores do INESC P&D Brasil, liderada pelo presidente do Instituto, Vladimiro Miranda, também colaborador do INESC TEC.

“Esta é uma parceria importante, que está alinhada ao tema inovação aberta e ao foco em colaboração, um dos valores do processo de transformação do CPqD”, destacou o diretor de Inovação, Paulo Curado, que recebeu o grupo de visitantes. “Existem boas oportunidades de cooperação entre as instituições, especialmente em projetos em áreas de interesse comum, como energia elétrica e agricultura inteligente, por exemplo”, acrescentou. 

Através deste acordo, o CPqD e o INESC P&D Brasil terão oportunidade de desenvolver projetos conjuntos, com recurso a programas de apoio, ou então através de contrato externos, de âmbitos nacional ou internacional. A iniciativa também prevê a partilha de recursos humanos e laboratoriais para ações de investigação, desenvolvimento e inovação.

Para Vladimiro Miranda, a proximidade do CPqD com o mercado, e com suas necessidades, é um dos fatores que torna esta parceria particularmente importante para o INESC P&D Brasil. “As empresas não querem tecnologia, querem soluções. E o INESC Brasil tem capacidade de identificar as competências necessárias para desenvolver um projeto que levará à solução do problema”, explicou. No modelo de gestão da inovação adotado pela entidade, que reproduz o modelo europeu, a contratação do projeto é feita junto do INESC P&D Brasil, que se encarrega de obter essas competências, em diversas áreas, dentro da sua rede de parceiros.

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.