Offside
Lado B

Prontos para levantar voo?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SARKKIS, pela voz de Pedro Malaca.

Fora de Série

"Citando um artigo que li há pouco tempo: "As pessoas boas não trabalham apenas por salário. Elas querem contribuir para o sucesso.", Ana Rebelo (CTM)

Pensar Sério

"Lá por comprarem carne num talho não significa que esta não tenha aminas biogénicas. E lembrem-se… carne picada só na hora!", Luís Coelho (CAP)

Galeria do Insólito

Numa instituição de I&D ligada às tecnologias (...) já é raro alguém infetar o seu computador ao abrir um link que não devia, mas este e-mail de que vamos falar, quase nos enganou.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de junho entraram 14 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

 
 

Instituto nos EUA associa-se ao INESC TEC para trabalho em veículos autónomos

Nuno Cruz, investigador coordenador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, esteve no Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), em Monterey, Califórnia, uma das mais prestigiadas instituições mundiais de investigação e desenvolvimento em ciência e tecnologia para o meio marinho.

Durante as duas semanas compreendidas entre 8 e 19 de julho, esta iniciativa aconteceu ao abrigo de uma colaboração com o projeto intitulado “Autonomous Vehicle Adaptive Front Tracking at Optimized Crossing Angles”. Segundo Nuno Cruz, “trata-se de um acordo de colaboração para a aplicação nos veículos autónomos do MBARI de algoritmos inicialmente desenvolvidos para os veículos do INESC TEC.

Numa primeira fase, estão a ser implementados num veículo designado “Wave Glider”, para a deteção e seguimento de frentes oceanográficas, em particular de frentes de afloramento costeiro que são comuns na Baía de Monterey (onde se encontra o MBARI)”.

Nuno Cruz foi responsável pela publicação de um trabalho no qual apresentou este método, que permite que um AUV consiga encontrar de forma autónoma a orientação de frentes no oceano, e segui-las durante o seu percurso.

Esta atividade permitiu ainda divulgar outras áreas desenvolvidas pelo INESC TEC, uma vez que abriu oportunidades de participar em palestras, visitas a laboratórios e ainda testes desenvolvidos pelo MBARI nos projetos em que está envolvido. Um exemplo de destaque foi a palestra apresentada por Nuno Cruz com o título “Innovation in Marine Robotics - Building on the Latest Achievements to Address New Challenges”, que aconteceu a 15 de julho.  

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.