Offside
Lado B

Prontos para levantar voo?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SARKKIS, pela voz de Pedro Malaca.

Fora de Série

"Citando um artigo que li há pouco tempo: "As pessoas boas não trabalham apenas por salário. Elas querem contribuir para o sucesso.", Ana Rebelo (CTM)

Pensar Sério

"Lá por comprarem carne num talho não significa que esta não tenha aminas biogénicas. E lembrem-se… carne picada só na hora!", Luís Coelho (CAP)

Galeria do Insólito

Numa instituição de I&D ligada às tecnologias (...) já é raro alguém infetar o seu computador ao abrir um link que não devia, mas este e-mail de que vamos falar, quase nos enganou.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de junho entraram 14 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

 
 

Emitir e utilizar carta de condução possível através de smartphone

A emissão e utilização da carta de condução em smartphones e outros dispositivos móveis, com garantias de integridade e autenticidade da informação, privacidade do utilizador e interoperabilidade entre diferentes países vai dar origem à norma internacional ISO 18013-5, que foi discutida na reunião do grupo de trabalho da International Organization for Standardisation (ISO), que decorreu de 1 a 4 de julho, no edifício sede do INESC TEC, no Porto.

Através do Laboratório de Software Confiável (HASLab), juntamente com a Multicert, o INESC TEC acolheu a reunião do grupo de trabalho da International Organization for Standardisation (ISO), focada na carta de condução para dispositivos móveis e que contou com cerca de 35 peritos em sistemas de identificação eletrónica, de 11 nacionalidades diferentes, representantes de fornecedores de sistemas operativos móveis, empresas de sistemas de identificação eletrónica e entidades governamentais responsáveis pela carta de condução nas respetivas jurisdições.

No âmbito da sua participação regular no grupo de trabalho que está a desenvolver esta especificação, a Multicert propôs o Porto e, em concreto o INESC TEC, como localização para uma das reuniões de 2019. “O INESC TEC era a escolha natural para acolher uma reunião desta natureza. Para além das excelentes infraestruturas e condições logísticas, o INESC TEC é uma referência na I&D. Ao trazer a reunião para o Porto, tínhamos como objetivo colocar a comunidade de investigadores do INESC TEC em contacto com os peritos de empresas líderes de mercado e fomentar o aumento da participação dos peritos portugueses nas atividades internacionais de normalização”, explica Nuno Ponte, Diretor de Soluções Avançadas da Multicert.

Em resultado deste encontro do grupo de trabalho, em agosto de 2019, vai ser já realizado um teste de interoperabilidade de protótipos da carta de condução para dispositivos móveis em Omaha, nos EUA.

De referir que é a primeira vez que esta reunião decorre no Porto, tendo sido organizada nos últimos anos em Lisboa (Portugal), Cupertino (EUA), Okayama (Japão), Melbourne (Austrália), Leiden (Países Baixos) e Ljubljana (Eslováquia).