Fora de Série
A Série dos fora de série
A partir de 2019, o BIP passa a entrevistar todos os colaboradores nomeados “Fora de Série” em cada mês, destacando assim o mérito de todos os que são escolhidos pelas coordenações dos Centros ou responsáveis de Serviço por terem tido um desempenho “Fora de Série” no mês anterior. Parabéns aos nomeados!
ESTE MÊS FALAMOS COM Ana Rebelo (CTM)
"A Coordenação do CTM propõe para "Fora de Série" a investigadora Ana Rebelo. Esta nomeação é sustentada pelo excelente contributo da Ana na liderança da equipa responsável pela organização da escola de verão visum (VISion Understanding and Machine intelligence summer school). A visum, que este ano comemora a 7ª edição, consolidou-se como um evento científico de referência, atraindo um número significativo de participantes, quer da academia, quer da indústria. A visum tem vindo a renovar-se, inovando as suas atividades a cada edição do evento, bem como continuando a promover a participação de oradores de referência internacional nas áreas de visão computacional e aprendizagem automática. Para o centro, estes eventos ajudam a dar visibilidade às competências que possuímos na área, reforçar a imagem de excelência e os laços com a indústria e parceiros científicos. Tudo isto se deve a um conjunto de pessoas que tem trabalhado como equipa de uma forma brilhante, sempre sob a coordenação da Ana."
Como é que surgiu a oportunidade de trabalhar no INESC TEC?
Com uma tese apresentada pelo Professor Jaime Cardoso à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que me permitiu realizar o meu projeto de final da minha licenciatura em 2007.
Trabalhar no INESC TEC com uma pessoa tão brilhante e humana como o Professor Jaime Cardoso durante 12 anos tem sido uma experiência incrível. Tem me permitido aprender imenso e crescer cientifica e pessoalmente.
Como é o dia-a-dia no CTM?
Gestão de projetos/atividades, orientação de alunos e investigação.
A nomeação destaca o papel na organização da escola de verão VISUM. Como é que foi desempenhar este trabalho?
Organizar a VISUM durante 7 anos dentro do grupo de investigação VCMI, criado e orientado pelo Professor Jaime Cardoso, tem sido um privilégio, um enorme gosto e um grande desafio. É incrível as competências não só científicas como ainda pessoais que este grupo possui. Quero salientar que a VISUM é um trabalho em equipa e que nada disto seria possível sem os restantes colegas. E como um deles notou é o verdadeiro team building durante essa semana intensa de trabalho.
Citando um artigo que li há pouco tempo: "As pessoas boas não trabalham apenas por salário. Elas querem contribuir para o sucesso, querem fazer a diferença e receber reconhecimento". E eu tenho de facto muito orgulho nas equipas VISUM! O profissionalismo de todas elas tem sido impressionante.
Não desfazendo as colaborações dos anos anteriores, gostaria mesmo assim de destacar a deste ano. A Sara Oliveira pelo seu enorme esforço em criar o merchandising personalizado da VISUM, pela excelente gestão das nossas redes sociais e a sua preciosa ajuda na logística. E a equipa do projeto, coordenada pelo Diogo Pernes e composta pelo Eduardo Meca, João Pinto, Wilson Silva e Ricardo Araújo. Compromisso e dedicação são os melhores adjetivos para o trabalho desenvolvido. Muito obrigada a todos.
Muito obrigada à coordenação CTM por permitir e apoiar a organização desta escola de verão VISUM.
Quais são os planos para o futuro?
Continuar como investigadora no grupo do VCMI. Continuar na organização desta escola de verão VISUM.