Offside
Lado B

Prontos para levantar voo?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SARKKIS, pela voz de Pedro Malaca.

Fora de Série

"Citando um artigo que li há pouco tempo: "As pessoas boas não trabalham apenas por salário. Elas querem contribuir para o sucesso.", Ana Rebelo (CTM)

Pensar Sério

"Lá por comprarem carne num talho não significa que esta não tenha aminas biogénicas. E lembrem-se… carne picada só na hora!", Luís Coelho (CAP)

Galeria do Insólito

Numa instituição de I&D ligada às tecnologias (...) já é raro alguém infetar o seu computador ao abrir um link que não devia, mas este e-mail de que vamos falar, quase nos enganou.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de junho entraram 14 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

 
 

INESC TEC organiza Open Day na área de Redes de Sistemas Inteligentes

O cluster Redes de Sistemas Inteligentes (NIS) organizou no passado dia 18 de julho o primeiro Open Day, uma iniciativa interna dirigida a todos os colaboradores do cluster, que decorreu nas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Com o objetivo de definir uma estratégia científica e potenciar a ligação entre os centros que compõem o cluster NIS, esta iniciativa permitiu dar a conhecer a todos os colaboradores a visão do cluster, bem como as principais áreas de investigação dos vários centros.

Criar redes de sistemas híbridos inteligentes fortemente dotadas de capacidades de sensorização, processamento de informação, comunicações e navegação é o objetivo central do cluster, composto por quatro centros I&D, nomeadamente, o Centro de Fotónica Aplicada (CAP), o Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER), o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) e o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM).

Com uma participação de cerca de 100 colaboradores, a iniciativa teve início com uma apresentação do coordenador do cluster NIS, Manuel Ricardo, tendo sido seguida de uma apresentação de cada um dos coordenadores dos centros constituintes do cluster.

Para Manuel Ricardo, “esta iniciativa representa um importantíssimo passo na definição de uma estratégia de investigação comum para a próxima década, que será definida em torno de quatro linhas principais de investigação: Sensing, Communications, Computer Vision e Autonomous Systems. O cluster terá como objetivo principal a produção de ciência excelente, que se pretende consubstanciada em números elevados de teses de doutoramento, publicações em revistas de muito elevado impacto científico e patentes.”

“A complementaridade científica dos centros do NIS e o enquadramento da atividade científica em domínios de aplicação pré-identificados permitirão não só obter resultados cientificamente muito relevantes como também de elevado potencial de impacto social económico”, acrescenta.

Após as apresentações, os participantes foram convidados a visitar a sessão expositiva dos vários demonstradores e atividades científicas das linhas de investigação do cluster. Por fim, foram criadas várias mesas de discussão, onde o tema central abordado foi “Desafios de Investigação para a Próxima Década”. As conclusões destas mesas de discussão foram apresentadas a todos os participantes do evento na sessão de encerramento.

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.