Investigadora INESC TEC recebe prémio no Congresso Doutoral de Engenharia
O trabalho apresentado por Sandra Rodrigues, investigadora do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, foi distinguido no 3º Congresso Doutoral de Engenharia (DCE19), que se realizou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), durante os dias 27 e 28 de junho de 2019.
A distinção de “melhor apresentação de poster” no Simpósio de Engenharia Física do DCE19, na FEUP, foi atribuída ao trabalho intitulado “Trapping nanometer sized particles with optical fiber tweezers - a computational study”, que teve autoria de Sandra Rodrigues, Paulo Marques e Pedro Jorge, do CAP, e ainda de Joana Paiva e João Paulo Cunha, do Centro de Investigação de Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC.
Neste trabalho foi efetuado um estudo computacional de uma configuração de pinças óticas do tipo SNOM (Scanning Nearfield Optical Microscopy), baseada num taper em fibra ótica revestido com um filme fino de ouro e uma abertura nanométrica na ponta. O objetivo consistiu em determinar a configuração geométrica ideal deste taper, de forma a permitir o trapping de partículas com diâmetros entre 100 nm e 500 nm.
Este estudo surgiu de uma colaboração entre o CAP e o C-BER, no âmbito do projeto NanoSTIMA, com a coordenação de João Paulo Cunha.
O trabalho realizado pela investigadora Sandra Rodrigues faz parte da tese de mestrado em Engenharia Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), intitulada "Optical tweezers for micro/nano manipulation and single cell diagnostic", que está a ser desenvolvida sob a orientação científica de Pedro Jorge (CAP), Paulo Marques (CAP) e João Paulo Cunha (C-BER).
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FCUP e à UP-FEUP.
Créditos foto: https://www.facebook.com/pg/Doctoral-Congress-in-Engineering-2019-1995704117179082/about/?ref=page_internal