INESC TEC integra a comunidade europeia EIT Digital
O EIT Digital, uma plataforma para transformação digital europeia, promoveu a inauguração do EIT Digital Braga Satellite, um espaço que servirá de convergência dos EIT Digitais em Portugal. O evento teve lugar no dia 26 de junho, nas instalações do GNRation, em Braga.
O INESC TEC é uma das 200 entidades europeias envolvidas no EIT Digital, que promove a inovação e a consequente transformação digital na Europa, principalmente através de investigação, formação e empreendedorismo.
O objetivo deste evento passou também por assinalar o papel do EIT Digital na revolução dos meios digitais, em específico, nas áreas de indústria, economia e sociedade, seguindo o lema “For a strong digital Europe”.
José Manuel Mendonça, presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, foi um dos elementos integrantes do painel intitulado “The European innovation funnel”. A sessão contou ainda com a presença do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
Outras parcerias com participação INESC TEC
Além do Digital, neste momento o INESC TEC integra mais duas comunidades de inovação da iniciativa EIT, nomeadamente Raw Materials e Manufacturing.
O EIT Raw Materials é a parceria mais forte alguma vez criada para o setor das matérias-primas, cujo objetivo é fortalecer a inovação através da introdução de novas soluções, produtos e serviços para uma exploração, extração, processamento, reciclagem e substituição sustentável das matérias-primas.
Quanto ao EIT Manufacturing, este pretende dinamizar o ecossistema europeu de inovação nesta área e promover uma transformação da indústria europeia, em linha com a designada quarta revolução industrial (Indústria 4.0), tornando-a mais competitiva e sustentável, nas vertentes económica, ambiental e social. O INESC TEC integrou esta comunidade no final de 2018.
O que é o EIT?
O European Institute of Innovation and Technology (EIT) é um organismo independente da União Europeia que tem como objetivo aumentar a competitividade da Europa, o seu crescimento económico sustentável e a criação de emprego, promovendo e reforçando a cooperação entre as principais organizações empresariais, educativas e de investigação.
Trata-se de uma iniciativa europeia que capacita inovadores e empreendedores para desenvolver soluções de classe mundial para os desafios da sociedade e cria crescimento e empregos qualificados, organizada por diferentes comunidades que pretendem executar movimentos de inovação conforme grandes áreas de trabalho. Além de Digital, de Manufacturing e de Raw Materials, outras áreas são Alumni, Climate, Food, Health, InnoEnergy e UrbanMobility.
O investigador mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.
Créditos foto: DR