Offside
Lado B

Prontos para levantar voo?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SARKKIS, pela voz de Pedro Malaca.

Fora de Série

"Citando um artigo que li há pouco tempo: "As pessoas boas não trabalham apenas por salário. Elas querem contribuir para o sucesso.", Ana Rebelo (CTM)

Pensar Sério

"Lá por comprarem carne num talho não significa que esta não tenha aminas biogénicas. E lembrem-se… carne picada só na hora!", Luís Coelho (CAP)

Galeria do Insólito

Numa instituição de I&D ligada às tecnologias (...) já é raro alguém infetar o seu computador ao abrir um link que não devia, mas este e-mail de que vamos falar, quase nos enganou.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de junho entraram 14 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

 
 

INESC TEC cria solução que evita desastres ambientais com combustíveis

Um grupo de investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC desenvolveu uma tecnologia que vai tornar possível monitorizar remotamente e de forma contínua mangueiras submersas. O resultado? Manutenção preventiva e deteção de fugas, evitando assim potenciais desastres ambientais. Esta solução de comunicações sem fios, baseada em indução magnética e comunicações em multi-salto, é pioneira à escala mundial. Já foram, por isso, submetidos dois pedidos de patente.

O objetivo passava por desenvolver uma solução de comunicações sem fios subaquática que permitisse monitorizar as mangueiras submersas que são usadas no transporte de fluídos, incluindo crude e água salgada, entre navios e refinarias em terra e nas plataformas petrolíferas em alto mar.

A tecnologia, chamada UnWSN (Underwater Wireless Sensor Network), permite monitorizar remotamente mangueiras submersas, com um comprimento até 150 metros, ao longo de vários anos, sem necessidade de substituição das baterias dos nós de comunicações.

“Atualmente, a monitorização destas mangueiras é feita por mergulhadores, o que tem custos associados à contratação de recursos humanos especializados. Além disso, esta monitorização está limitada a águas pouco profundas e é feita com periodicidade de meses. A tecnologia desenvolvida permite a monitorização remota contínua com custos significativamente menores, e é aplicável quer em águas pouco profundas quer em águas profundas”, explica Rui Campos, coordenador da área redes sem fios do CTM.

A ideia, no futuro, é que a tecnologia desenvolvida seja integrada em mangueiras utilizadas pelas empresas para o transporte de fluídos, por exemplo, no caso da trasfega de crude entre navios e refinarias em terra.

A equipa do INESC TEC que esteve responsável pelo desenvolvimento desta tecnologia é composta por: Filipe Teixeira, Hugo Santos, Luís Pessoa, Rui Campos e Tiago Oliveira.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

 

Créditos foto: riverlakesolutions.com