INESC TEC em júri para escolher Melhor Tese de Doutoramento da Europa
Bernardo Almada-Lobo, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, foi presidente do júri do EURO Doctoral Dissertation Award (EDDA 2019), um prémio que destaca a melhor tese de doutoramento europeia na área de Investigação Operacional (“Operations Research”).
A vencedora foi Martina Fischetti (orientada por David Pisinger) com a tese intitulada “Mathematical Programming Models and algorithms for Offshore Wind Park Design”.
Em 2018, o mesmo prémio foi atribuído a Margarida Carvalho, à altura investigadora do Centro de Engenharia de Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, no âmbito do doutoramento em Ciências dos Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com o título “Computation of equilibria on integer programming games”.
O EURO Doctoral Dissertation Award foi apresentado em 2003 e reconhece as contribuições de estudantes de doutoramento ou de cientistas com menos de dois anos de experiência em investigação desde que concluíram o doutoramento. Um grupo de três finalistas previamente selecionado foi convidado a apresentar os seus trabalhos numa sessão especial inserida no programa da conferência EURO-K 2019 - 30th European Conference on Operational Research. O vencedor, determinado pelo júri no final dessa sessão, foi anunciado pelo presidente do júri durante o encerramento da Conferência.
Além de Bernardo Almado-Lobo, o júri contou com a participação de Hande Yaman (Turquia), Yves Crama (Bélgica), Mikhail Y. Kovalyov (Bielorrússia) e Ivana Ljubic (França).
O colaborador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.