Spin-off INESC TEC vence prémio da EIT Health
A InSignals Neurotech, spin-off do INESC TEC na área da engenharia biomédica, ficou em segundo lugar na primeira edição do programa EIT Health Startup Meets Pharma, cujo objetivo é o de aproximar as startups a atuar neste setor da indústria às principais empresas farmacêuticas europeias. A InSignals Neurotech venceu o 2º prémio do programa, tendo angariado um apoio financeiro no valor de 10 mil euros. Como parte do prémio, a Insignals Neurotech irá participar, em dezembro, no EIT Health Annual Summit, em Paris, para apresentar o novo dispositivo wireless vestível que avalia a rigidez do pulso para apoio a procedimentos neurocirúrgicos de estimulação cerebral profunda.
Foram 14 as startups que participaram neste programa, apresentando um pitch sobre as respetivas áreas de negócio perante um júri de peritos em tecnologia médica. A InSignals Neurotech participou num desafio proposto pela empresa Ferrer dedicado à doença de Parkinson.
A primeira edição do programa EIT Health Startup Meets Pharma dividiu-se em quatro módulos. Os primeiros dois foram focados em sessões de treino dedicadas ao pitch, comunicação, estratégia de marketing e de vendas, entre outros temas relacionados, e a workshops juntamente com as empresas farmacêuticas que participaram também no programa. No terceiro módulo cada startup visitou a farmacêutica do respetivo desafio que enfrentou para fazer um pitch sobre a solução tecnológica que estava a desenvolver – sendo que no caso da InSignals Neurotech esta apresentação foi feita à Ferrer. No quarto e último módulo, foi a vez de todas as startups apresentarem o pitch final a um júri. Foi neste último desafio que o segundo lugar foi dado à spin-off do INESC TEC, tendo outra startup portuguesa, a BestHealth4u, conquistado o primeiro lugar.
A participação do INESC TEC nesta primeira edição da EIT Health Startup Meets Pharma foi um trabalho conjunto do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) e do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) do INESC TEC em conjunto com a empresa Frontier IP, também ela acionista da spin-off do INESC TEC.