INESC TEC organiza evento sobre futuro das cadeias de abastecimento
Os mecanismos necessários para que as empresas preparem o futuro das cadeias de abastecimento foram discutidos no workshop intitulado “Preparing for the Future Supply Chains”, que decorreu no dia 11 de julho no INESC TEC.
A abertura do workshop ficou a cargo de Luís Carneiro, administrador executivo do INESC TEC, e Rosanna Fornasiero, investigadora do STIIMA-CNR e coordenadora do projeto NEXT-NET.
O workshop, destinado a peritos da indústria, academia e políticas públicas, contou com três apresentações: Celeste Varum, Professora da Universidade de Aveiro e membro do Fórum Estratégico de Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI); António Almeida, Senior Product Owner na Farfetch e Paulo Calçada, Administrador Executivo na Porto Digital.
Durante a segunda parte do workshop, os participantes debateram questões importantes para o futuro das cadeias de abastecimento, como a privacidade e a segurança dos dados, as competências necessárias nas cadeias de abastecimento, os mecanismos do financiamento europeu e a harmonização das normas e da legislação europeia sobre as cadeias de abastecimento.
“O projeto NEXT-NET definiu seis cenários para as cadeias de abastecimento em 2030 e dez estratégias distintas que as empresas podem adotar consoante o seu contexto. Estas estratégias estiveram hoje em exposição à entrada do workshop. Durante o workshop os participantes estiveram divididos em sete grupos para discutirem sobre problemas da cadeia de abastecimento transversais a vários setores industriais e sugerirem algumas recomendações para o futuro”, comentou Ana Barros, investigadora sénior do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC.
No final do evento, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o novo laboratório do INESC TEC dedicado às Tecnologias Avançadas de Produção, o iiLab.
O workshop, que foi dinamizado por Ana Barros e Pedro Senna do CESE, juntamente com Pedro Campos e Patrícia Gonçalves do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, inseriu-se no âmbito do projeto Next-Net (Next generation technologies for networked Europe), que pretende desenvolver uma agenda estratégica de investigação europeia e um plano de ação para as cadeias de abastecimento em 2030.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e UP-FEP.