Offside
Lado B

Prontos para levantar voo?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SARKKIS, pela voz de Pedro Malaca.

Fora de Série

"Citando um artigo que li há pouco tempo: "As pessoas boas não trabalham apenas por salário. Elas querem contribuir para o sucesso.", Ana Rebelo (CTM)

Pensar Sério

"Lá por comprarem carne num talho não significa que esta não tenha aminas biogénicas. E lembrem-se… carne picada só na hora!", Luís Coelho (CAP)

Galeria do Insólito

Numa instituição de I&D ligada às tecnologias (...) já é raro alguém infetar o seu computador ao abrir um link que não devia, mas este e-mail de que vamos falar, quase nos enganou.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de junho entraram 14 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

 
 

INESC TEC recebe alunos do Verão no Campus 2019 em Braga

A “Computação sem Fronteiras”, atividade inserida no programa Verão no Campus 2019 e organizada em colaboração com o Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, contou com a participação de 28 alunos do ensino secundário e decorreu de 22 a 26 de julho, no Departamento de Informática da Universidade do Minho, em Braga.

Os participantes da 12ª edição do Verão no Campus, oriundos de várias escolas secundárias do norte do País, tiveram a oportunidade de iniciar a semana com sessões sobre Sistemas Distribuídos e Protocolos, Criptografia e Segurança da Informação, bem como aprender a linguagem de programação Haskell, através da resolução de problemas de complexidade crescente como, por exemplo, o das Torres de Hanoi. Além disso, o Software em Robótica e a Computação Quântica foram outras das áreas abordadas durante a atividade.

Todos os anos, a Computação sem Fronteiras tem como objetivo iniciar alunos do ensino secundário na análise de problemas, na sua modelação abstrata e na construção de soluções algorítmicas. Dessa forma, os alunos experimentaram a aliciante tarefa de programar um computador para resolver problemas complexos, ao mesmo tempo que tomaram contacto com a oferta formativa do Departamento de Informática da Universidade do Minho, bem como os respetivos núcleos de estudantes associados.

A equipa do HASLab envolvida na atividade contou com a participação de Ana Néri, Ana Nunes Alonso, Hugo Pacheco, José Nuno Oliveira, Nuno Macedo e Tiago Oliveira.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UMinho.